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Consultoria contábil: 5 passos para uma boa contratação

Planejamento tributário e a avaliação do pacote de serviços oferecidos são pontos importantes no momento da contratação.

As pequenas e médias empresas (PMEs) devem ter cautela e seguir algumas recomendações antes da contratação de uma assessoria contábil e fiscal. Segundo alguns consultores, planejamento tributário e a avaliação do pacote de serviços oferecidos são pontos importantes no momento da contratação.

Esse cenário representa o ritmo acelerado em que as PME estão evoluindo, mas também deixa subentendido o quanto elas precisam ficar atentas com a correta apuração fiscal e processos de contabilidade. Ao contratar uma assessoria contábil e fiscal é preciso cautela, veja algumas recomendações.

Uma assessoria precisa acompanhar toda movimentação financeira da organização, como por exemplo, saída e entrada de dinheiro, estrutura de estoque e dos custos incidentes das operações comerciais, para garantir uma melhor gestão na saúde financeira da empresa;

O planejamento tributário também é competência da assessoria que contribuirá para o sucesso diante da elevada carga tributária, garantindo maior competitividade e economia de gastos;

Não há uma fórmula única que desenvolva o planejamento contábil e fiscal. Por isso, cada empresa terá um caminho a ser seguido para obter a economia tributária. Por isso é importante procurar por empresas que oferecem consultoria personalizada;

A melhor escolha de uma assessoria dependerá de uma análise concreta e individualizada das características da organização, da situação contábil e financeira, bem como do conhecimento da legislação e principalmente a tributária;

É preciso avaliar quais serviços, jurídico e contábil, garantirão a maximização dos lucros, além de aperfeiçoar o desenvolvimento de atividades.

 

Como recuperar pagamentos indevidos

Apesar de investimentos importantes em sistemas, grandes organizações ainda convivem com pagamentos errados aos fornecedores.

Pagamento indevido é todo aquele que não corresponde ao que foi previamente acordado entre as partes. Isso ocorre com maior freqüência do que se imaginam nas grandes organizações, por descontroles das contas a pagar (pagamentos em dobro, com valor errado ou ao fornecedor errado), erros nos encontros de contas, direitos a descontos não utilizados e erros de cálculo dos tributos.

Apesar de investimentos importantes em sistemas, as grandes organizações ainda convivem com pagamentos errados aos fornecedores, pois não verificam adequadamente as faturas e não calculam corretamente os descontos e as bonificações no processo de administração de compras.

“Para resolver esse problema, devemos concentrar nossa atenção nas principais áreas onde estes riscos operacionais podem ocorrer, permeando todas as funções do ciclo de pagamento, desde os processos de contratação até o recebimento das faturas, sua verificação e pagamento”.

Elindomar Sampaio
Contador/Auditor

Contabilidade, Fiscal e Trabalhista – Revisão e Assessoria – Administração e Finanças

Elaboração de Plano e Manual de Contas;
Escrituração dos livros contábeis, fiscais e societários;

Escrituração de livros / Controles auxiliares:
Estoques (físico e financeiro)
Ativo fixo / Depreciações

Apuração de lucro Real – Lalur Preparação das Demonstrações Contábeis mensais e anuais:

Balancetes e Balanços Patrimoniais
Demonstrações de Resultados
Demais demonstrações contábeis exigidas pela legislação brasileira

Demonstrativos para multinacionais:

Elaboração de demonstrativos Contábeis, atendendo princípios internacionais.

Preparação das Obrigações Acessórias:

Contábeis, Fiscais, Trabalhistas e Econômicas.

Preparação dos Impostos:

Federais, Estaduais e Municipais.

Preparação:

Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas – DIPJ

Folhas de Pagamento e Encargos Sociais

Rotinas Trabalhistas todos estes serviços podem ser prestados na sua empresa caso seja necessário.

Revisão e Assessoria

Balanço e Demonstrações Financeiras, Contábil, Fiscal e Trabalhista,Controles Internos / Gerenciais;

Auditoria Interna;

Imposto de Renda Pessoa Jurídica:

Preparação e Revisão de Declaração;

Planejamento Tributário;

Recuperação de Impostos;

Levantamento de Débitos Fiscais;

Reorganização Societária Incorporações, Cisões e Fusões de empresas;

Aquisição de Empresas:
Revisões de Balanços;
Due Diligence;

Levantamentos e Implantação:

De Ativo Fixo (físico e contábil);
De estoques (físico e financeiro);

Capital Estrangeiro;

Sistemas de Custos;

Palestras e Seminários;

Laudos de Avaliação

Administração e Finanças

Com à constante procura de nossos clientes por serviços de apoio em áreas correlatas, criamos a área administrativa para atende-los em:

• Pesquisa, Estudos, Interpretação, Planejamento, Implantação e Coordenação de trabalhos nos campos da Administração em geral;
• Elaboração de Pareceres, Relatórios, Planejamentos, Projetos, Arbitragens, audos, Perícia, Assessoria em geral;
• Desenvolvimento de Programas de Treinamento Empresarial;

Controladoria e Gestão Financeira:

1- Desenvolvimento, Implantação e Assessoria de Programas de Gestão Empresarial.
2 – Administração Financeira – Orçamento – Fluxos de Caixa -Previsto e Realizado – Relatórios Financeiros – Controle Bancário – Controle de Contas a Pagar e Receber – Emissão de Documentos das áreas Financeira, Contábil, Fiscal e Pessoal.

Área de atuação que abrange os seguintes serviços:

Registro de Empresas – Junta Comercial e Registro Civil das Pessoas Jurídicas

Contrato Social, Alterações Contratuais, Atas das Assembléias Gerais, Livros Societários; Ficha de Breve Relato e outros

Registro de Empresas nos Órgãos Públicos

Abertura, Encerramento, Alterações, Atualização de QSA, Transferências de Municípios/Estados

Certidões

Certidões Negativas de Débitos Federais, Estaduais, Municipais, Administrativa e de processos Judiciais

Diversos

Autenticação de Livros Fiscais e Sociais
Parcelamento Perante as Esferas Federais, Estaduais e Municipais

Elaboramos sua declaração mediante exame da documentação de suporte, analisando

Aplicações Financeiras
Atividade Rural
Despesas, Deduções, Contribuições.
Dívidas e Empréstimos
Ganhos de Capital e de renda variável
Livro Caixa
Posse, Propriedade ou Venda de Bens e Direitos.
Rendimentos isentos e não tributáveis
Rendimentos Tributáveis

Procedimentos:

Planejamento entre a Pessoa Física e a Jurídica
Minuta de Declaração
Demonstrativo de Origens e Aplicações de Recursos para apurar a consistência do Acréscimo Patrimonial

Reunião final para encerramento da Declaração e entrega de KIT, contendo:

Cópias da Declaração, em CD, impresso.
Livro encadernado personalizado com os documentos e declaração
Laudos Extra Judiciais para subsidiar peças de defesa

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